Canos de esgotos, estão presentes nos domicílios e empresas, e nós vamos falar um pouco dos problemas que podem ocorrer nestes locais.

Tempo de leitura 05 min

O entupimento de esgoto é um grande transtorno para os moradores, ainda mais quando não esperamos que aconteça. Quando ocorre, surgem muitas dúvidas: Como vou resolver isso? Será que vou precisar quebrar o piso? Será que consigo resolver de forma rápida? Será que o gasto pra resolver vai ser muito alto?  

Estas são algumas das dúvidas mais comuns quando estamos diante de entupimento. Mas nós da área de comunicação da Desentupidora House Clean, com a ajuda e consultoria dos nossos técnicos, escrevemos este artigo para responder alguns desses questionamentos. 

Boa Leitura!

O que você vai ler a seguir?

O cano do esgoto entupiu. O que fazer?

O entupimento do cano de esgoto pode ser ocasionado por diversos motivos, quando ocorre,  provoca a interrupção do fluxo de água pelas tubulações, gerando retorno da água e tudo o que estava acumulado na tubulação.

Nem precisamos falar dos transtornos resultantes de entupimentos. Mau Cheiro, sujeira, interdição do local, entre outros. Impossível não ficar estressado.

É importante ficar sempre atento aos sinais que antecedem o problema de entupimento de esgoto para evitar maiores aborrecimentos. Nós falamos sobre isso em uma postagem anterior Os cuidados para evitar entupimento na rede de esgoto.

Um pouco mais sobre entupimento de esgoto

Na maioria das vezes, o entupimento do esgoto acontece, quando há um grande acúmulo de resíduos nas tubulações, que obstrui a passagem da água, a consequência é o retorno da água por todas as saídas de cano do imóvel

Mas, quais os locais onde mais ocorre um entupimento?

  • Ralo de banheiro
  • Vaso sanitário
  • Ralo da pia da cozinha
  • Caixa de gordura
  • Caixas de inspeção
  • Saída da máquina de lavar.

Como já dissemos, fique atento aos sinais que indicam que há algo errado no encanamento, veja alguns:

  • Ralo da pia da cozinha: verifique se a água está demorando para descer e até acumulando
  • Ralo do banheiro: verifique se a água demora para descer, se acumulando em cima do ralo
  • Vaso sanitário: a água do vaso sanitário demora para descer quando você dá descarga
  • Barulhos na tubulação: você começa a ouvir barulhos que os canos estão fazendo, o que indica que a tubulação pode estar entupida ou danificada
  • Mau cheiro: Caso sinta mau cheiro vindo de algum ralo da sua casa, provavelmente existe algum entupimento ou a tubulação está quebrada

As caixas de gordura são responsáveis por fazer a coleta da gordura que vem da cozinha. Ela faz a retenção da gordura, enquanto a água passa livremente e vai para o esgoto, evitando que a gordura fique presa à tubulação.

As caixas de inspeção fazem o recolhimento de resíduos não gordurosos que vem do banheiro ou outros cômodos do imóvel. Elas servem para verificar o funcionamento das tubulações e evitar imprevistos com entupimento.

A manutenção da caixa de inspeção e da caixa de gordura precisa ocorrer pelo menos a cada 6 meses, seja para analisar o seu funcionamento, seja para fazer a retirada dos resíduos acumulados.

Evite ter que desentupir cano de esgoto

Para isso você precisa ficar atento às seguintes recomendações:

Não jogue óleo de cozinha nem restos de comida pelo ralo da pia, pois o óleo endurece e fica acumulado nas paredes da tubulação causando a obstrução por meio de restos de comida. 

Evite deixar fios de cabelo entrarem pelo ralo, pois ao serem acumulados dentro da tubulação, podem prejudicar a descida da água. 

As Máquinas de lavar fazem a coleta de fiapos e linhas das roupas durante a lavagem. Não descarte na água, nem nos ralos. Verifique os bolsos de todas as roupas antes de colocá-las para lavar, evitando que objetos obstruem o encanamento.

Não jogue papel higiênico, fio dental, absorventes, preservativos, algodão, embalagens, etc no vaso sanitário. 

Algumas dicas para desentupir o cano de esgoto

Aqui vai algumas dicas simples para evitar problemas na tubulação de esgoto:

Coloque um pouco de água sanitária no vaso e aguarde algumas horas antes de dar descarga

Misture bicarbonato de sódio e vinagre, coloque no vaso sanitário, deixe agir por alguns minutos

Jogue água fervendo no vaso sanitário. Se necessário, repita o processo mais duas vezes

Considerações

Além dessas, existem uma série de outras técnicas caseiras que podem ajudar a solucionar temporariamente o problema de entupimento. Mas, se o problema persistir, recomendamos que você solicite a ajuda de uma empresa desentupidora

Pois a ajuda de profissionais para solucionar problemas de entupimento é sempre a melhor escolha, quando realizado por especialistas tudo se resolve rápido, sem sujeira e com segurança.

Ao identificar qualquer sinal de entupimento, entre em contato com a House Clean e solicite um orçamento sem compromisso.

15 + 2 =