Tudo sobre desentupimento de vaso sanitário

Tudo sobre desentupimento de vaso sanitário

O vaso entupiu e você não sabe o que fazer? Preparamos este artigo com muitas dicas que vão lhe ajudar a resolver esse problema.

O que você vai ler?

  • Como funciona o vaso sanitário
  • Quais são os tipos de vasos sanitários
  • Por que ocorre o entupimento do vaso sanitário
  • Como desentupir o vaso de forma caseira
  • Conte com ajuda profissional

Como funciona o vaso sanitário?

Vasos sanitários possuem dois componentes para que possam funcionar. O primeiro é o sifão, que é um tubo curvado que controla o níve de água no vaso, impedindo que ele transborde. Quando apertamos o botão de descarga, é acionado um sistema de alavancas que puxa um tampão no fundo da caixa dágua da privada, permitindo que a água escorra em direção ao vaso com toda velocidade. A água liberada pela descarga percorre um cano circular, construído na própria cerâmica do vaso sanitário. A energia do jato de água faz com que a água da descarga flua rapidamente pelo sifão, levando os detritos embora. Depois, a água volta a ficar na mesma altura no sifão e no vaso, mantendo o nível da água constante e impedindo que o mau cheiro do esgoto invada o banheiro.

Como funciona o vaso sanitário

Que vaso sanitário é um item indispensável em uma residência, todos nós sabemos. Mas, quais são os diferentes tipos de vaso sanitário? Confira a resposta no tópico a seguir.

Como funciona o vaso sanitário

VASO SANITÁRIO CONVENCIONAL

Vaso sanitário convencional

O vaso sanitário convencional é o modelo tradicional de vaso sanitário. A tubulação de água é ligada diretamente na válvula que quando acionada, libera um grande fluxo de água para a descarga. Por ter um sistema dentro da parede, sua manutenção é bem mais complicada e a mão-de-obra pode ser mais cara.

VASO SANITÁRIO COM CAIXA ACOPLADA

Vaso sanitário com caixa acoplada

Trata-se de um sistema instalado junto a bacia sanitária. Ele conta com um pequeno reservatório de água acoplado, como se fosse uma caixa d’água. Seu funcionamento ocorre por meio de um botão que, quando acionado, a água é liberada na quantidade existente dentro da caixa.

Esse tipo de vaso sanitário. Proporciona mais economia de água se comparado aos modelos com descarga de válvula, pois o fluxo é limitado e são mais fáceis na hora da manutenção, uma vez que a descarga é externa.

VASO SANITÁRIO A VÁCUO

Vaso sanitário a vácuo

São similares aos vasos sanitários convencionais, mas utilizam o ar ao invéz de água para promover a descarga. Somente 1 litro de água é usado para manter o vaso limpo, por tanto, por tanto, esse sistema é um dos mais eficientes e que promovem uma maior economia de água quando acionado.

Por que ocorre o entupimento do vaso sanitário?

Não é necessário dizer o quão é desagradável quando ocorre um entupimento em nossa casa, e quando esse entupimento é no vaso sanitário, a situação fica ainda pior. Como sempre melhor mesmo é previnir, então nós vamos listar abaixo, as causa mais comuns do entupimento de vasos sanitários.

  • Papel higiênico jogado no vaso;
  • Embalagens de papel e plástico lançadas no vaso;
  • Restos de alimentos e óleo de cozinha lançados no vaso;
  • Queda acidental de pequenos objetos;
  • Excesso de resíduos na mesma descarga;
  • Fossa esgotada.
Por que ocorre o entupimento do vaso sanitário?

Como desentupir o vaso sanitário de forma caseira

Muitas vezes o entupimento do vaso é leve, e existem diversas formas de você mesmo desentupir o vaso. A seguir Vamos informar algumas formas simples de resolver o entupimento do vaso sanitário, Mas, vale lembrar que quando o entupimento não é resolvido com as formas caseiras mais comuns, é preciso chamar uma desentupidora especializada.

  • Desentupir Vaso Sanitário com Coca-Cola
  • Desentupir Vaso Sanitário com Detergente
  • Desentupir Privada com Mangueira
  • Desentupir Privada com Diabo Verde ou Bicarbonato

Conte com ajuda profissional.

Aprofundado-se na instalação hidráulica, é indispensável que o encanamento da residência ou do edifício possua um ramal de ventilação. Ele tem a finalidade de possibilitar a saída do ar presente na região interna dos canos de esgoto, para não interferir no funcionamento do vaso sanitário. Se este for o problema, apenas um especialista conseguirá avaliar a situação e fazer as modificações estruturais necessárias.