Neste artigo, explicaremos porquê ocorre entupimentos em condomínios e como evitá-los.

Tempo de leitura 05 min

Introdução

Problemas com entupimento são muito comuns, e os condomínios residenciais e comerciais não estão imunes a eles. Por esse motivo, nós da House Clean decidimos criar este post, para orientar os síndicos, responsáveis e moradores dos condomínios, como lidar com essa realidade e evitar maiores dores de cabeça com entupimento. 

Nesta época do ano, é comum vermos um aumento na quantidade desse tipo de ocorrência, pois como se sabe, as ruas de São Paulo e outras grandes cidades brasileiras ficam alagadas pelos temporais, trazendo a tona problemas hidráulicos críticos para todos. 

O entupimento das galerias de esgoto e escoamento das águas pluviais, são exemplos de muitos outros transtornos do período das chuvas fortes. Mas o fato é que problema com entupimento ocorre em todas as épocas do ano. 

A boa notícia é que o entupimento em condomínios pode ser evitado. E para isso, basta tomar algumas medidas com certa antecedência. No geral, entupimento é consequência da falta de manutenção preventiva.

A House Clean
tem algumas sugestões,
confira!

São dicas simples mas que evitam sérios problemas na rede de esgoto. 

  • Conscientização dos moradores

  • Coleta de óleo de cozinha usado

  • Não descartar resíduos no esgoto

  • Realizar manutenção preventiva

Neste artigo, vamos detalhar um pouco mais sobre essas 04 medidas de prevenção contra entupimentos em condomínios, com base na larga experiência que os técnicos da House Clean possuem sobre o tema.

01. Conscientização dos moradores

É importante conscientizar os moradores sobre o correto descarte de lixo, óleo de cozinha e outros resíduos, de maneira sustentável e que não gere prejuízos nem para eles, nem para o condomínio.

O administrador do condomínio deve criar uma boa rede de comunicação com os moradores para alertá-los que todos são responsáveis por cuidar não somente do meio ambiente mas também por promover a redução de custos com reparos e desentupimentos de urgência

Pois são custos que todos os moradores terão que arcar caso não haja conscientização sobre o descarte correto, já que produtos inapropriados são comumente descartados nos ralos, pias e vasos sanitários e que levam a grandes obstruções no esgoto.

São inúmeras as formas de prevenção. É muito importante o síndico se reunir com os moradores e pensar em novas ideias para manter o condomínio longe de problemas de entupimento

Quanto mais os moradores são conscientizados, menos casos de entupimentos irão ocorrer, exceto entupimentos causados por outros meios que não os provocados por mau uso e descarte incorreto de resíduos.

02. Coleta de óleo de cozinha

Uma das maiores causas de entupimentos frequentes é o descarte incorreto do óleo de cozinha nas pias dos apartamentos. 

É necessário incentivar a mudança desse hábito e a melhor forma de fazer isto, é criando ações de coleta que você pode disponibilizar para os moradores. 

Apresente a eles os resultados econômicos gerados pela conscientização e prevenção (conforme citamos no tópico anterior sobre concientização), para que todos possam se sentir beneficiados com essa mudança.

03. Não descartar lixo no esgoto

Quando descartamos resíduos inapropriados no esgoto, através dos ralos, vaso sanitário e pias, estamos causando danos ao solo e prejuízo ambiental. 

Além disso, algumas pessoas fazem uso de diversos produtos químicos para desentupir ralos e canos, contribuindo ainda mais para essa contaminação. 

Soda caústica não resolve entupimento!

Usá-la gera uma falsa impressão de desentupimento por derreter a gordura e outros resíduos acumulados, mas ela não exclui esses materiais, apenas faz com que eles se desloquem e tornem a se solidificar em outro local do cano, causando outros entupimentos.

04. Realizar manutenção preventiva

É necessário o auxílio de uma empresa especializada em esgoto de condomínios para prevenir e manter a manutenção em dia, evitando assim, custos maiores com as  desentupimento de urgência.

O ideal é realizar manutenções periódicas para remover resíduos dos sistema de esgoto que poderão resultar em entupimento, sem falar na economia que isso traz ao condomínio, diante dos valores que pagavam anteriormente por desentupimentos frequentes e manutenções irregulares.

Conclusão

Manter os moradores informados sobre a importância do descarte correto dos resíduos e ter o hábito de realizar manutenções preventivas por meio de inspeção periódica com ajuda de uma empresa especializada, ajudará o gestor do condomínio a manter tudo em ordem, economizar dinheiro e evitar dores de cabeça.

Entre em contato com a House Clean e consulte nossos serviços de urgência ou solicite um orçamento para contrato de manutenção anual que pode gerar até 60% de economia com manutenção hidráulica para o seu condomínio.

14 + 10 =