Neste artigo, vamos falar sobre os cuidados para evitar o entupimento de esgoto e como a manutenção preventiva tem papel importante para manter encanamentos funcionando sem problemas.

Tempo de leitura 09 min

Quando o entupimento ocorre nas tubulações de uma residência, os problemas mais comuns são o mau cheiro, o retorno ou o não escoamento de água pelos ralos. Certamente em algum momento essa situação pode acontecer, porém, você pode tentar evitá-la com ações preventivas. Vamos lhe dar algumas dicas direcionadas para residências, mas nada impede que sejam feitas também em empresas.

O que você vai ler a seguir?

O que causa o entupimento do esgoto?

O entupimento da rede de esgoto é causado pelo conjunto de hábitos inadequados que as pessoas costumam praticar em suas residências no descarte de resíduos. Apesar de parecerem inofensivos, esses hábitos ao longo do tempo, acabam contribuindo para que o entupimento ocorra na rede de esgoto.

Quais são os sinais de um entupimento?

Quando o entupimento acontece internamente, ou seja, dentro das residências ou empresas, ele pode ser parcial ou total. Quando o entupimento é parcial, ele está dando sinais de falhas e os moradores devem ficar atentos a situações que precisam ser solucionadas rapidamente.

Alguns sinais que há algo errado são:

  • Água que volta ou ao dar descarga no banheiro, sobe e demora para escoar
  • Água que fica represada no ralo da pia da cozinha ou dos banheiros e lavanderia
  • Água escoando aos poucos ou apenas com ajuda de um desentupidor

Como evitar entupimento em apartamento

A manutenção preventiva de apartamentos é necessária se você não quiser sofrer avarias caras e irritantes. Com o seu sistema hidráulico acontece a mesma coisa, tomando cuidados e realizando manutenções de rotina é possível garantir que a água flua sem problemas evitando dor de cabeça e mais gastos de última hora.

A House Clean já realizou muitos desentupimentos em apartamentos, e por isso nós sabemos que algumas mudanças de hábito em relação ao descarte de resíduos, é a melhor forma de prevenção de entupimentos.

Listamos a seguir algumas dicas:

Nunca jogue óleo na pia

O óleo é um perigo para entupir sua pia. Ele se mistura a outros resíduos e cria uma casca que obstrui o caminho.

Use sempre proteção no ralos

A proteção de ralo ajuda a filtrar resíduos sólidos que possam cair no espaço. Não há dúvida que eles são os grandes vilões do entupimento.

Higienize a caixa de gordura com frequentemente

O entupimento na caixa de gordura pode trazer muitos problemas com mau cheiro e até a vinda de pragas urbanas! Limpe com frequência a caixa de gordura.

Não jogue pó de café na pia

Pó de café, assim como o óleo de cozinha, também se mistura com resíduos jogados na pia e causa o entupimento. Então, jogue-o no lixo.

Fazer manutenção dos canos

Os entupimentos podem ser causados também por causa de canos e tubulações antigos ou mal dimensionados.

Não jogue resíduos na pia

Resíduos sólidos podem entupir rapidamente a sua pia. Por isso, para evitar obstruções, é altamente recomendado não jogá-los na pia.

Não jogue produtos sólidos no vaso

Outra ação que causa entupimento é jogar objetos sólidos como fio dental, absorvente, papel higiênico, no vaso sanitário. Ele não é feito para isso.

Como evitar entupimento de pia

O entupimento da pia da cozinha é um problema muito desagradável e que pode ocorrer frequentemente se não for evitado. O acúmulo de gordura e dos restos de alimento, geralmente, são os maiores responsáveis pelo entupimento de pia. A boa notícia é que a maior parte desses entupimentos podem ser prevenidos.

  • Antes de lavar a louça, retire os restos de alimentos dos pratos
  • Mantenha sempre uma tela de proteção no ralo da pia
  • Crie uma rotina de ações preventivas como colocar água quente no ralo da pia

O encanamento da cozinha foi feito para receber apenas água e detergente diluído. Mas, como vimos nas dicas acima, o que se vê indo para o ralo são restos de comida, gordura, borra de café, cascas de alimento entre outros. Esses resíduos vão se instalando nas paredes da tubulação e, com o passar do tempo, acabam se acumulando, até que impeçam a passagem da água, ocasionando o entupimento. Quando isso ocorrer, o ideal é chamar uma desentupidora de sua confiança para realizar o desobstrução de forma profissional e definitiva.

Como evitar entupimento de ralo

No dia a dia, é fundamental ter atenção ao bom estado dos ralos, principalmente aqueles que se encontram no banheiro. Por ser uma área com maior movimentação de água em direção ao esgoto, essa região se torna propícia a uma série de entupimentos em diversos graus. Para que você entenda como se prevenir, separamos a seguir quais são as atitudes que podem ser tomadas. 

Na cozinha, é preciso tomar cuidado com o óleo e outros resíduos que são lançados à pia, como já detalhado no tópico anterior. Já no banheiro, fios de cabelo e restos de sabonete podem ser dois causadores de entupimentos.

O ato de lavar os cabelos pode colaborar para que o box se torne um local onde o acúmulo dessa massa fique restrito. O que, de certa maneira, aumenta o risco de entupimento.

Assim como os cabelos, pequenos pedaços de sabonete espalhados pelo chão também devem ser uma preocupação. Isso se dá ao passo que eles podem ser conduzidos junto com a água em direção ao ralo e formar uma “capa”, devido à textura homogênea.

A instalação de telas de proteção é uma importante medida para evitar entupimento de ralo, mas, ainda assim, a recomendação para evitar entupimento de ralo é verificá-lo, pelo menos, uma vez por semana fazendo a retirada destes materiais caso estejam presentes.

Como evitar entupimento de caixa de gordura

Residências, condomínios e empresas possuem caixa de gordura. Sua função é reter a gordura como óleo de cozinha eliminado pelos ralos podendo levar ao rápido entupimento e ao retorno de maus odores.

Seu funcionamento é simples, tudo o que vem da pia da cozinha, como água, óleo e restos alimentares, caem nesse local. Então, enquanto a água sai por um tubo localizado na parte de baixo da caixa indo para a rede de esgoto, o óleo boia na superfície e continua se acumulando na caixa.

Para evitar entupir a caixa de gordura, os técnicos da House Clean recamendam que não jogue óleo na pia. Ao invés de jogar o óleo usado em frituras diretamente na pia, coloque-o em garrafas pet e leve-o a postos de coleta.

Também não se deve jogar restos de comida, pois os restos de alimentos se acumulam na caixa de gordura, elas não conseguem passar com a água em direção ao esgoto. Assim, jogue todo o resto de alimento no lixo antes de colocar a louça na pia.

Conclusão

De fato, é importante seguir as recomendações que nossos especialistas listaram neste artigo. Prevenir entupimento de esgoto, tubulações, caixas de gordura e demais locais ajuda a manter um ambiente sadio e confortável. 

Mas aderir a esses bons hábitos, não garante que nunca haverá problemas de entupimento. Então, nossa dica final é investir em um programa de manutenção preventiva, pois é bem menos dispendioso que arcar com custos imprevistos, além claro, de evitar todos os transtornos que um desentupimento mais complexo e de última hora pode causar.

Precisa de uma Desentupidora Especializada, experiente e preço justo, para lhe ajudar na prevenção de entupimentos? Ligue para House Clean e agende uma visita de orçamento grátis.

2 + 2 =